fbpx

Como Tocar Violão do Zero Ao Avançado De Forma Correta (Incitantes De Violão)

As vezes pode acontecer de você está no meio do caminho. Como assim? Você pode ser iniciante de violão e conhecer alguma coisa do básico, ou ser nível básico e conhecer alguma coisa do nível intermediário.

Sendo assim, identifique-se com o nível anterior. Fazendo isso você vai saber o que estudar, como estudar, para chegar no próximo nível preparado.

Você se lembra como era na escola? O professor ele tem um método, por exemplo matemática, ele começa ensinando: somar, multiplicar, dividir e subtrair, depois vai evoluindo.

Já imaginou se cada pessoa escolhesse o que gostaria de estudar? O método do professor não iria funcionar, porque não seguiria um passo a passo. Assim, não é diferente com o estudo do violão.

Como Avançar no violão do iniciante ao avançado?

Aqui eu vou mostrar para você como funciona etapa por etapa. Vamos lá?

Novato Para o Iniciante

A meta aqui é aprender os primeiros acordes e ritmos, e tocar as primeiras músicas, as mais fáceis e simples possíveis, para quer o primeiro contato com o violão.

Isso parece obvio, mas a grande maioria não consegue seguir esse caminho, quer sair tocando todas as músicas e já trava logo no começo.

O que estudar?

  • Acordes principais (C D E G A Am Em);

  • Ritmos básicos;

  • Primeiras músicas;

  • Quase nada de teoria musical (Apenas nome dos acordes e alguma coisa sobre ritmos);

Iniciante para o Básico

O propósito é saber tocar vários acordes e ritmos diferentes, várias músicas, e começar a entender como a música funciona através da teoria musical.

O que estudar?

  • Acordes com pestana e outros acordes diferente que ele vê nas músicas;

  • Saber se virar com os ritmos (Não sabe todos, mas consegue dá um jeito pra tocar);

  • Tocar várias músicas;

  • Teoria musical básica (Notas musicais, localizar notas no violão, escalas)

Básico Para o Intermediário

A inteção, é começar a entender as músicas que toca e pensar “musicalmente” . Tendo um domínio geral do violão.

Nesse modo a qualidade do estudo conta mais do que a quantidade.

 

Intermediário para o Avançado

O objetivo nesse módulo é estudar para se “especializar” na área que tem interesse. É possível aprender todas porem é preciso foco. EX: Violão Fingestyle, Harmonia, Percepção, (Tocar e tirar música de ouvido) Solos, Improvisação, Teoria Musical, Composição, Estilo de música especifica.

O que estudar?

  • Vai depender da área que você escolher estudar;

  • Cada área é complementar a outra, um estudo ajuda em outras áreas

Todo musico que é avançado domina várias áreas. Mas ele não estudou tudo ao mesmo tempo. Ele se dedicou em cada área individualmente. Não adianta aprender tudo de uma vez, porque não dá, você precisa focar.

Cada etapa tem formas diferentes de se estudar, com estratégias diferentes foco em diversas áreas. Muita gente não sabe disso e acaba estudando de forma errada, e isso que trava a evolução.

Conclusão

Um fato indiscutível é que para você tocar bem, é preciso estudar( não só tocar). Quanto mais você estuda (Da maneira correta) melhor você toca. Músicos muitos bons (Avançado ou profissional) estudam por muito tempo.

De um modo geral se você está saindo do iniciante para o básico, procure sessões de estudos curtas focada na pratica. E saindo do básico para o intermediário procure estudos planejados misturando teoria, prática e repertório. E do intermediário em diante estude focado em uma área especifica.

E aí gostou desse conteúdo? Deixe um comentário aqui embaixo, vai ser um prazer poder te responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram